quarta-feira, 25 de março de 2009

Modelo do Mosaico Fluído

Modelo proposto por S. J. Singer e G. L. Nicolson na década de setenta do século XX, geralmente aceite, para a ultra-estrutura biológica das membranas.


Segundo este modelo, a membrana biológica é uma estrutura dinâmica, fluida, cuja constituição base é uma bicamada de fosfolípidos (bicamada lipídica), sobre a qual se encontram distribuídas moléculas proteicas nela inseridas. Na face externa da membrana encontram-se hidratos de carbono ligados, quer à cabeça hidrofílica dos fosfolípidos (glicolípidos), quer às proteínas (glicoproteínas), que se pensa serem importantes no reconhecimento de substâncias.

A bicamada fosfolipídica das biomembranas tem um papel essencialmente estrutural. Os fosfolípidos dispõem-se nesta bicamada de forma a que as cabeças polares (hidrofílicas) ocupem as duas superfícies (intra e extracelular) e as caudas (hidrofóbicas) fiquem orientadas umas para as outras. Os lípidos da bicamada são móveis, alterando com frequência a sua posição dentro de uma camada. Podem executar movimentos laterais ou movimentos flip-flop, em que saltam de uma camada para outra.


As proteínas, que fazem parte da ultra-estrutura das biomembranas, podem estar ligadas à superfície da membrana - proteínas extrínsecas - ou podem encontrar-se total ou parcialmente embebidas na bicamada - proteínas intrínsecas -, originando uma estrutura assimétrica. Estas enzimas podem, ainda, funcionar como enzimas, proteínas transportadoras de substâncias, proteínas receptoras de sinais do meio externo. As proteínas também podem mover-se lateralmente.

. Reflexão:
Com esta postagem, fui capaz de compreender a estrutura da membrana celular e quais os seus constituintes. Para além de ficar a conhecer os fosfolípidos, os glicolípidos e outros; familiarizei-me também com as proteínas intrínsecas. Estes componentes da membrana são muito importantes para o estudo da matéria seguinte tendo uma função que, para além de enzimática e receptora, é também transportadora.

. Fontes:

www.infopedia.pt

Sem comentários: