domingo, 1 de março de 2009

Componentes celulares

Componentes celulares e as suas características:



Membrana plasmática: é o invólucro que mantém a integridade celular, separa o meio intracelular do meio extra celular e é a principal responsável pelo controlo das trocas entre a célula e o seu meio ambiente, quer se trate de um meio líquido ou de outras células. A membrana permite a passagem de algumas substâncias mais facilmente que outras. Esta importantíssima propriedade é chamada de permeabilidade selectiva da membrana.



Núcleo: é ,geralmente, o maior organelo da célula, funcionando como centro de controlo desta. Contém o ADN e é limitado pela membrana nuclear.



Mitocôndrias: estão envolvidas em processos de obtenção de energia por parte da célula, são a sede de importantes fenómenos respiratórios.


Cloroplastos: são organelos que possuem dupla membrana. É onde se encontram os pigmentos e onde ocorre a fotossíntese.


Vacúolos: são organelos de tamanho variável, rodeados por uma membrana, podem armazenar gases, pigmentos, açúcares, proteínas ou outras substâncias, participa no equilíbrio hídrico da célula.

Centríolos: intervêm na formação do fuso acromático na divisão celular.


Retículo endoplasmático: consiste num sistema de sáculos, vesículas e canalículos, envolvido na síntese de proteínas, lípidos e hormonas. Permite a circulação de materiais.



Aparelho ou complexo de Golgi: tem como funções a acumulação e o transporte de proteínas, intervém em fenómenos de secreção.


Lissomas: organito onde ocorre a decomposição de moléculas e estruturas celulares.


Ribossomas: responsável por uma etapa da síntese proteica por vezes associadas ao retículo endoplasmático.



Citosqueleto: responsável pela forma da célula consiste numa rede de fibras intercruzadas.



. Reflexão:

Com o decorrer dos anos e consequente deenvolvimento tecnológico, foi possível concluir que a célula possui uma unidade estrutural e funcional própria. De acordo com a sua estrutura é possível nomear 3 tipos de células: procarióticas, eucarióticas vegetais e eucarióticas animais, sendo elas constituídas por diferentes estruturas e organelos com funções específicas.

Sem comentários: