terça-feira, 24 de março de 2009

Macromoléculas

PRÓTIDOS:

Prótidos são compostos quaternários constituídos basicamente por carbono, oxigénio, hidrogénio e azoto. Estes podem ser classificados, segundo o grau de complexidade, em aminoácidos, péptidos e proteínas:
- Os aminoácidos são as unidades estruturais dos péptidos e das proteínas. Existem cerca de 20 aminoácidos diferentes nos seres vivos.
- Os péptidos resultam da ligação dois (dipéptido), três (tripéptido) ou vários aminoácidos, unidos por ligações peptídicas.
- Os prótidos mais complexos são as proteínas, constituídos por uma ou mais cadeias polipeptídicas com conformação tridimensional definida.


GLÍCIDOS:

Designados também por hidratos de carbono ou açúcares, os glícidos são compostos orgânicos ternários constituídos por carbono (C), oxigénio (O) e hidrogénio (H).
De acordo com a sua complexidade, os glícidos podem ser agrupados em três tipos principais: os monossacarídeos (hidratos de carbono mais simples), os oligossacarídeos (2 a 10 monossacarídeos) e os polissacarídeos (mais do que 10 monossacarídeos).


LÍPIDOS:

Macromoléculas heterogéneas, constituídas sobretudo por carbono (C), hidrogénio (H) e oxigénio (O).
Existem várias classificações para os lípidos, no entanto, podem considerar-se dois grupos de lípidos: os de reserva e os estruturais.
Os lípidos de reserva, vulgarmente conhecidos por gorduras, são lípidos que constituem reservas alimentares. Este tipo de lípidos é formado, essencialmente, por um álcool, geralmente o glicerol, e ácidos gordos, saturados ou insaturados.
Os lípidos estruturais, como os fosfolípidos e os glicolípidos, são lípidos que entram na constituição de estruturas celulares. Os fosfolípidos, constituintes mais abundantes das membranas biológicas, são lípidos que integram um grupo fosfato. São moléculas anfipáticas, apresentando uma zona hidrofílica polar, composta por moléculas de álcool, o grupo fosfato e um radical, e uma zona hidrofóbica apolar, formada pelas cadeias hidrocarbonadas dos ácidos gordos. Os glicolípidos, que também são componentes de membranas celulares, são lípidos associados a glícidos.



ÁCIDOS NUCLEICOS:

São cadeias de moléculas unidas quimicamente que controlam a actividade celular. Há dois tipos de ácidos nucleicos: ADN (ácido desoxirribonucleico) e ARN (ácido ribonucleico).
O ADN é constituído por nucleótidos em que o açúcar presente é a desoxirribose. O nucleótido possui também um grupo (fosfato) e uma das quatro bases orgânicas seguintes: adenina, guanina, citosina e timina. As bases ligam-se a bases de outros nucleótidos, formando uma estrutura em hélice dupla.
O ARN é constituído por nucleótidos em que o açúcar presente é a ribose. O nucleótido possui também um grupo (fosfato) e uma das quatro bases orgânicas seguintes: adenina, guanina, citosina e uracilo. Nunca apresenta timina. A molécula de ARN é formada apenas por uma cadeia de nucleótidos e o seu comprimento é muito inferior ao comprimento de uma molécula de ADN, visto ser uma cópia de um segmento de ADN, a partir do qual é sintetizado.


. Reflexão:
Com esta postagem o meu objectivo foi resumir e simplificar o estudo acerca das macromoléculas. A sua elaboração faciltou-me a compreensão desta matéria e gostaria que isto se sucedesse com os visitantes!

. Fontes:
www.infopedia.pt

Sem comentários: