quarta-feira, 25 de março de 2009

Membrana Celular - Transportes

A célula recebe do meio extracelular substâncias essenciais ao seu metabolismo e liberta moléculas resultantes da sua actividade. Esta passagem de substâncias do para o meio extracelularmeio intracelular, e vice-versa, ocorre através da membrana celular por vários mecanismos: osmose, difusão simples, difusão facilitada e transporte activo.

OSMOSE:

Movimento de moléculas de água de um meio menos concentrado (hipotónico) para um meio mais concentrado (hipertónico). Quando os meios possuem igual concentração (isotónicos), estabelece-se uma situação de equilíbrio em que o fluxo de água que entra nas células é igual ao fluxo de saída.


Na sequência dos movimentos osmóticos a célula pode:
- Perder água, diminuindo assim o seu volume celular. Nessa situação a célula diz-se plasmolisada ou no estado de plasmólise;
- Ganhar água, aumentando assim o seu volume celular e aumentando a pressão sobre a membrana/parede celular. Neste caso a célula diz-se túrgida ou no estado de turgescência. No caso das células animais, a turgescência pode conduzir, em situação-limite, à ruptura da membrana celular (lise celular).
Não há gasto de energia - transporte passivo.


DIFUSÃO SIMPLES:

As moléculas de um soluto deslocam-se do meio de maior concentração para o meio de menor concentração (a favor do gradiente de concentração).
A velocidade de movimentação do soluto é directamente proporcional à diferença de concentração entre os dois meios. Não há gasto de energia - transporte passivo.


DIFUSÃO FACILITADA:

As moléculas de um soluto deslocam-se do meio de maior concentração para o meio de menor concentração (a favor do gradiente de concentração) com intervenção de proteínas transportadoras -permeases.

A velocidade de transporte da substância:
- aumenta com a concentração;
- mantém-se quando todos os locais de ligação das permeases estão ocupados (saturação), mesmo que a concentração aumente

Não há gasto de energia - transporte passivo.




ENDOCITOSE:

A célula inclui no seu citoplasma moléculas do meio exterior. Este processo inicia-se com a formação de uma invaginação da membrana plasmática que vai, progressivamente, englobando o material extracelular. Esta invaginação acaba por se destacar da membrana, formando uma vesícula endocítica.

De acordo com o tamanho e a natureza do material englobado, classifica-se a endocitose em:

* Fagocitose - A célula emite prolongamentos citoplasmáticos, os pseudópodes, que envolvem partículas de grandes dimensões ou mesmo células inteiras, acabando por formar uma vesícula fagocítíca, que se destaca para o interior do citoplasma.


* Pinocitose - A membrana celular, por invaginação, engloba fluido extracelular contendo ou não pequenas partículas. Esta invaginação evolui para a formação de pequenas vesículas endocíticas.


* Endocitose mediada por receptor - As macromoléculas ligam-se a receptores membranares antes de entrarem na célula em vesículas endocíticas.


EXOCITOSE:

A célula liberta para o meio extracelular produtos resultantes da digestão intracelular ou moléculas sintetizadas no seu interior, como produtos de metabolismo celular, certas secreções e proteínas estruturais. Neste processo as vesículas de secreção convergem para a membrana, fundem-se com ela e libertam o seu conteúdo no meio extracelular.


. Fontes:
http://correia.miguel25.googlepages.com/membranacelular

Sem comentários: