sábado, 15 de novembro de 2008

Vulcões da Terra - Ficha de Vulcão

  • Nome do Vulcão: Vesúvio
  • Localização geográfica: Localiza-se a cerca de 15 km a leste de Nápoles, Itália.

  • Tipo de vulcão / vulcanismo: O Vesúvio é um vulcão composto que expele material em fluxo intenso. É também um vulcão misto – actividade vulcânica com períodos de erupção efusiva (magma fluído) e outros com erupção explosiva (magma viscoso).



  • Contexto tectónico: O Vesúvio encontra-se em margens de placas destrutivas, onde a placa Africana está a “mergulhar ” sob a placa Euroasiática. O magma emerge do limite entre as placas até à superfície formando o vulcão.
  • Historial de actividade vulcânica: O Vesúvio entrou em erupção várias vezes na história. A sua erupção mais famosa é a do ano 79. Seguiram-se outras das quais se destacam as de 472, 512, 1631 e 1872. Desde 1944 que o Vesúvio não entra em erupção limitando-se apenas a expelir pequenas quantidades de gases e poeiras.


  • Curiosidades/observações:

- Com 1220 metros de altura, o Vesúvio não entra em erupção desde 1944. Em 1968, chegou a entrar em actividade, mas não expeliu lava. A suspeita levantada por especialistas diz que se ele entrar em actividade novamente mataria milhões de pessoas em apenas alguns minutos.

- Os vulcanólogos italianos descobriram que existe uma rocha enorme obstruindo a boca do vulcão. Os investigadores acreditam que o Vesúvio libertará uma nuvem super aquecida de cinzas e gases venenosos.

- Em 1995, o governo italiano formou uma comissão cujo objectivo era traçar um plano de emergência para o caso de o Vesúvio voltar a entrar em actividade. O principal ponto do plano é evacuar 700 mil pessoas que moram nas áreas de maior risco num período de sete dias.

- Os documentos históricos dizem que a tragédia do ano 79 aconteceu num tempo relativamente curto. A erupção começou às 13h de 24 de Agosto, quando o Vesúvio expeliu uma nuvem super aquecida e, doze horas depois, a erupção já tinha matado milhares de pessoas.

- Em 79, as erupções foram tão grandes que toda a Europa do Sul ficou coberta por cinzas.

- Em 472 e em 1631, as cinzas de Vesúvio caíram em Constantinopla (agora chamada Istambul), a mais de 1609 km de distância.


. Reflexão:

Com este trabalho fiquei a conhecer melhor o vulcão Vesúvio. Além de ficar a saber onde se situa, que tipo de vulcão é, em que contexto tectónico se insere e quais as suas mais importantes erupções adquiri também conhecimentos extra sobre ele. Coisas que nunca pensei que seriam possíveis. Ao corresponder ao pedido do Professor Salsa para elaborar esta ficha de um vulcão à nossa escolha, retomei um tema que me interessa muito, que é o vulcanismo, e estive sempre a aprender. Espero que também vocês aprendam muito ao lê-la!!

. Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ves%C3%BAvio

http://it.wikipedia.org/wiki/Vesuvio

http://es.wikipedia.org/wiki/Monte_Vesubio

http://en.wikipedia.org/wiki/Mount_Vesuvius

Enciclopédia Geográfica, Selecções do Reader’s Digest

Sem comentários: