segunda-feira, 10 de novembro de 2008

A Origem do Universo

A Teoria Nebular foi sugerida, em 1755, pelo filósofo alemão Immanuel Kant. Segundo esta hipótese o Sistema Solar ter-se-á originado há cerca de 4.600 milhões de anos a partir de uma vasta nuvem de gases e poeiras - a nébula solar.

Etapas da Teoria Nebular:



1. Contracção da nebulosa graças à existência de uma força de atracção gravitacional gerada pelo aumento da massa em sua região central. Esta contracção teria provocado um aumento da velocidade de rotação. O calor gerado no interior dessa nebulosa é tal, que desencadeia reacções químicas e físicas que a fazem brilhar;

2. Achatamento até à forma de disco, com uma massa densa e luminosa de gás na posição central, o proto-sol, correspondente a cerca de 99% da massa da nebulosa;

3. Durante o arrefecimento do disco nebular, a força da gravidade provoca uma aglutinação de poeiras nebulares em agregados sólidos, em torno do proto-sol, formando-se os planetesimais.

4. Os corpos maiores atraíram corpos mais pequenos, verificando-se a colisão e o aumento progressivo das dimensões dos planetesimais. Todo este processo, denominado acrecção, conduziu à formação de corpos de maiores dimensões, os protoplanetas e posteriormente, aos planetas.

. Reflexão:

Na minha opinião, após a reflexão sobre este tema, penso que ainda existem muitas coisas para descobrir sobre nós, sobre o Mundo, o Universo e tudo o que o rodeia sendo ridículo pensar que somos o centro de tudo quando afinal representamos apenas uma ínfima parte do vasto espaço que ainda temos para descobrir.


. Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese_Nebular

Sem comentários: