domingo, 14 de junho de 2009

Regulação Nervosa e Regulação Hormonal

REGULAÇÃO NERVOSA:

No sentido de responder, de forma rápida, às alterações do ambiente e de manter o equilíbrio do seu meio interno, os animais desenvolveram um conjunto de células, tecidos e órgãos que constituem o sistema nervoso.

Os neurónios são células altamente estimuláveis, capazes de detectar pequenas alterações do meio. Em resposta a estas variações, verifica-se uma alteração eléctrica, que percorre a sua membrana.



Nesta célula, distinguem-se diferentes zonas:

> Corpo celular: parte mais volumosa da célula nervosa, onde se localiza o núcleo e a maioria das estruturas citoplasmáticas.

> Dentrites: são prolongamentos finos e geralmente ramificados que conduzem os estímulos captados do ambiente ou de outras células em direção ao corpo celular.

> Axónio: prolongamento fino, geralmente mais longo que as dentrites, cuja função é transmitir para outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular.

REGULAÇÃO HORMONAL:

> Hormonas: moléculas orgânicas segregadas, em regra, por glândulas do sistema endócrino e que, lançadas no sangue, actuam sobre as células-alvo, desencadeando uma determinada reacção. São mensageiros químicos entre as glândulas e os vários órgãos do nosso corpo. Circulam em baixas concentrações, ligam-se a receptores de elevada especificidade existentes nas células-alvo e nunca são segregadas a uma taxa constante.




. Reflexão:

Esta apresentação foi elaborada com o principal intuito de melhor compreensão dos tema "Regulação Nervosa", partindo do conceito de neurónio e dos seus constituintes, e "Regulação Hormaonal", partindo da ideia de hormonas. Espero que resulte!

. Fontes:

http://www.webciencia.com/11_29nervoso.htm

1 comentário:

laressa disse...

Muito bom (:
Me foi muito util.