domingo, 8 de fevereiro de 2009

Pedras no espaço com materiais terrestres

Os asteróides também poderão ter vulcões

"São meteoritos, descobertos numa campanha em 2006/07 e, entre os muitos que já foram encontrados naquela região inóspita do planteta, são únicos numa coisa: contêm materiais nunca antes vistos noutras pedras do espaço, mas que são bem conhecidos na Terra.

De onde poderão eles ter vindo afinal? De outros planetas do sistema solar com vulcões activos? A equipa pensa que não. Por um lado, estas rochas têm a provecta idade de mais de 4,5 mil milhões de anos, ou seja, vêm do início do Sistema Solar, o que torna improvável a sua origem na crosta de um planeta.
Por outro, a assinatura química destes meteoritos sugere a sua origem num asteróide (Vesta 4), o que leva os investigadores a pensar que afinal os asteróides também poderão ter tectónica de placas e vulcões. Algo que era insuspeito até hoje."


. Fontes:

Notícias sábado' 158


. Reflexão:

Esta notícia pareceu-me interessante pois é uma das muitas curiosidades que o Universo ainda tem para nos dar. Mais uma vez isto apenas demonstra que nada é estático e ainda temos muito para descobrir.

Sem comentários: