sexta-feira, 29 de maio de 2009

Transporte nos animais - sistema circulatório fechado

Os seres vivos com sistema circulatório fechado podem apresentar uma circulação simples ou dupla:


CIRCULAÇÃO SIMPLES:

Em cada circuito que realiza, o sangue venoso passa uma vez pelo coração. Os tecidos recebem sangue arterial vindo das superfícies respiratórias e desenvolvem ao coração, de duas cavidades (uma aurícula e um ventrículo), sangue venoso. Caracteriza os animais de respiração branquial, ou seja, os peixes, os anfíbios na fase lavrar e certos anfíbios adultos.


CIRCULAÇÃO DUPLA:

O sangue, em cada circuito que realiza, passa duas vezes pelo coração É mais eficiente. Característica dos animais homeotérmicos.

A circulação dupla pode ser:

- Incompleta, quando há mistura de sangue venoso com sangue arterial - característica dos répteis e anfíbios.


- Completa, quando não há mistura do sangue venoso com o sangue arterial. Existe nas aves e mamíferos. Este tipo de circulação apresenta maior disponibilidade de oxigénio e, consequentemente, aquisição de níveis metabólicos mais elevados, traduzindo uma maior capacidade energética, que pode ser aproveitada para a manutenção da temperatura corporal constante (homeotermia).

. Reflexão:

Com esta publicação foi-me permitido alargar o meu conhecimento acerca do sistema de transporte fechado nos animais e concluir que o tipo de circulação mais eficaz é a dupla completa uma vez que permite uma melhor oxigenação das células e, consequentemente, uma maior produção de energia e libertação de mais calor corporal que se distribui por todo o corpo mantendo assim a sua tempertatura constante.

. Fontes:

http://fluxo-de-vida.blogspot.com/

Sem comentários: