Data: Ocorreu no dia 1 de Novembro de 1755.
Magnitude: Os geólogos modernos estimam que o sismo de 1755 atingiu a magnitude 9 na Escala de Richter.
Contexto Tectónico: O epicentro do Terramoto de 1755 ter-se-á localizado perto do Banco de Gorringe. Este teve origem no levantamento da litosfera oceânica, provocado pela convergência da micro-placa da Península Ibérica e da placa Africana de forma oblíqua ao longo da falha Açores-Gilbraltar. Existe uma zona de subducção onde a micro-placa da Península Ibérica sobrepõe a placa Africana.
Curiosidades/ Observações:
- Foi um dos maiores sismos de sempre.
- O sismo foi sentido em locais muito longe do epicentro: na Europa do norte, no norte de Itália, na Catalunha, no sul de França, na Suíça e até no Brasil.
- Devido ao facto de ter tido origem no mar, gerou-se um forte maremoto, que provocou também grandes danos nas costas oeste e sul da Península Ibérica (no Algarve as ondas chegaram a atingir uma altura de
- O número total de vítimas deste sismo foi de
. Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Terramoto_de_1755
http://www.leme.pt/historia/terramoto/
. Reflexão:
Este trabalho foi-me muito útil pois com ele aprendi muito acerca do Sismo de 1755 e dos sismos em geral. O sismo que eu retratei foi um sismo bastante especial pois é raro que estes fenómenos atinjam a magnitude de 9 na escala de Richter. Gostei de descobrir novas curiosidades sobre a tragédia e a maneira que este afectou o nosso país.
Espero que tenham gostado!!
Sem comentários:
Enviar um comentário